5 dicas para otimizar a preparação para o ENEM e vestibulares

 

A prova do ENEM acontece nos dias 5 e 12 de novembro de 2017 e para garantir uma boa pontuação, é importante se preparar com antecedência. Confira algumas dicas que reunimos para você arrasar no ENEM em 2017.

sem-titulo-2

  1. ORGANIZE UMA ROTINA DE ESTUDOS

Ás vezes você tem a sensação de que seus estudos não estão rendendo como deveriam? Talvez seja porque você ainda não parou para organizar uma rotina.

É essencial saber quanto tempo você vai ter disponível para os estudos durante a semana, bem como listar as suas prioridades.

Comece definindo um objetivo claro, como “Ser aprovado no curso de Direito na Universidade X” ou “Conseguir uma bolsa integral na Universidade Y”. Isso ajuda a manter o foco, a motivação e a disciplina.

Na hora de definir uma agenda, dedique mais tempo às matérias nas quais seu resultado está abaixo do esperado. Procure intercalar com outras nas quais você costuma se sair melhor, para se sentir mais confiante e motivado. Lembre-se de que momentos de lazer e descanso também devem estar inclusos nessa rotina, pois refletem diretamente em seus resultados. O que nos leva ao próximo tópico…

  2. CONHEÇA O SEU RITMO

Procure analisar a sua rotina. Você tem mais facilidade em se concentrar pela manhã, à tarde ou à  noite? Por quanto tempo você consegue manter o foco antes de precisar de uma pausa para descansar? Estudar em grupo ou ouvindo música, facilita ou dificulta a sua concentração? De quantas horas de sono você precisa para sentir-se bem-disposto no dia seguinte?

Busque conhecer as necessidades de seu corpo e mente. Cada um tem suas particularidades, e um método de estudos que funciona perfeitamente para o seu colega, pode não surtir efeito algum para você. Quando você conhece e respeita o seu ritmo interno, pode organizar uma rotina de estudos que atenda às suas necessidades e, dessa forma, garantir melhores resultados.

Algumas coisas comuns sobre o estilo de vida dos estudantes, e que costumam fazer grande diferença no desempenho são a alimentação, o sono e a prática de atividades físicas. Você pode partir daí quando estiver pensando sobre o seu ritmo.

  3. UTILIZE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

É fundamental ter disciplina quando estiver estudando com o auxílio da tecnologia, pois é muito fácil se distrair e acabar perdendo um tempo valioso de estudo vendo, por exemplo, memes na internet. Mantendo isso em mente, existem muitas ferramentas, como sites, blogs e aplicativos que podem otimizar o seu tempo e desempenho.

Muitos momentos ociosos, como o tempo que você passa se deslocando de um lugar para outro ou aguardando em uma fila, podem ser aproveitados para ler um artigo, assistir a uma videoaula ou resolver questões de vestibulares.

As videoaulas tem um formato ideal para que você possa se manter atualizado e auxiliam muito na fixação do conteúdo visto em sala de aula. Além disso, são ótimas ferramentas se você optou por estudar por conta própria. O canal do SAE Digital no YouTube (http://bit.ly/videosSAE) disponibiliza diversas aulas que relacionam provas de vestibulares a conteúdos atuais.

Existem vários aplicativos para resolução de questões de vestibulares. O aplicativo SAE Questões, por exemplo, tem um banco com questões do ENEM e dos principais vestibulares do País, e fornece gráficos de desempenho individual, conforme você avança na resolução das atividades. O app pode ser baixado gratuitamente na Play Store ou App Store. 

  4. TESTE SEUS CONHECIMENTOS

Além dos apps de resolução de questões, sobre os quais falamos no item anterior, existem várias outras formas de testar os seus conhecimentos. As atividades realizadas em sala de aula são ótimas para medir seu aprendizado e solucionar rapidamente as dúvidas sobre o conteúdo que está sendo estudado, no mesmo momento em que surgirem.

As provas e simulados realizados durante o ano letivo também são essenciais para acompanhar seu progresso e identificar quais são as áreas que precisam de maior atenção durante os estudos. Procure se inscrever em todos os simulados ofertados por seu colégio ou curso, especialmente porque eles reproduzem a dinâmica de uma prova real de vestibular, informando e tranquilizando o aluno sobre processos comuns nos vestibulares, como materiais que podem ser utilizados na prova, preenchimento de gabaritos etc.

  5. ARRASE NO ENEM

Fique de olho no portal Arrase no ENEM, onde você encontra dicas, materiais, aulas, vídeos, notícias e muito mais sobre o Exame Nacional do Ensino Médio e os vestibulares das maiores Universidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *