O que mudou no ENEM 2017

Você fez a sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio, mas ainda está por fora de todas as mudanças que vão acontecer na edição de 2017?

Separamos aqui as mais importantes:

O QUE MUDOU NO ENEM 2017

– Prova será em 2 domingos

No início do ano, o MEC realizou uma consulta pública sobre o ENEM, que questionava a respeito de 3 tópicos: as datas, duração e formato das provas.

O que muda a partir de agora é que as provas serão realizadas em 2 domingos (5 e 12 de novembro de 2017), ao invés de serem em um sábado e um domingo, como era feito anteriormente. Essa mudança equipara os horários de realização para os candidatos sabatistas, que antes precisavam aguardar até as 19h do sábado para o início da prova do primeiro dia.

– Ciências Humanas, Linguagens e Redação no primeiro dia; Matemática e Ciências da Natureza, no segundo.

A ordem de aplicação das provas também será alterada: no dia 5, os candidatos realizarão as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação, com duração de 5h30min e no dia 12, as de Matemática e Ciências da Natureza, com duração de 4h30min.

– Cadernos de prova personalizados

A partir da edição 2017, os cadernos de prova já trarão impressos os nomes de cada candidato. Dessa forma, os mesmos não necessitam informar manualmente a cor da prova, evitando-se, assim, erros no preenchimento. A medida, segundo o MEC, também traz maior segurança para a realização do exame.

– Fim do ranking por escola

Os resultados do ENEM não serão mais divulgados com a separação por escolas, o que dificulta que as mesmas utilizem esses resultados como certificação da qualidade do ensino. Segundo especialistas, o exame deve avaliar o nível dos estudantes do Ensino Médio e não o nível da escola.

– Não vale mais como certificação do Ensino Médio

Neste ano, o ENEM deixa de servir como certificação do Ensino Médio. Essa avaliação volta a ser feita através do Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

 

Fique sempre de olho no portal Arrase no ENEM, onde você pode encontrar dicas, materiais, aulas, vídeos, notícias e muito mais sobre o Exame Nacional do Ensino Médio e os vestibulares das maiores Universidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *