IFPE abre inscrições de vestibular com mais de 4,7 mil vagas

Iniciam hoje (10) e seguem até 3 de novembro as inscrições do Vestibular 2017 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A oferta é de 4.746 vagas, com destaque para a criação de dois novos cursos superiores: Engenharia Mecânica (Campus Recife) e Engenharia Elétrica (Campus Garanhuns e Pesqueira – com entrada para o segundo semestre do próximo ano).

Os interessados devem acessar o site http://cvest.ifpe.edu.br/ para preencher a ficha de inscrição e emitir a guia de recolhimento da união (GRU).  O valor é de R$ 25 (cursos técnicos) e R$ 50 (superiores). O pagamento deve ser feito somente nas agências do Banco do Brasil. A inscrição é gratuita para os que concorrerão às vagas dos cursos oferecidos na modalidade Proeja.

Para candidatos com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, oriundos de escolas públicas, bolsistas de escolas privadas e egressos de programas como Mulheres Mil e Proifpe há possibilidade de solicitar pelo site a gratuidade da taxa de inscrição até o dia 13. Depois, é necessário ir ao campus onde pretende concorrer à vaga, no período de 10 a 14 deste mês, das 9h às 12h e das 14h às 17h, para entrega da documentação exigida. A lista dos isentos será divulgada dia 18 de outubro.

O processo seletivo é válido para os 16 campi do instituto, localizados nas cidades de Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão, além de sete polos de Educação a Distância (Limoeiro, Águas Belas, Surubim, Palmares, Sertânia, Santa Cruz do Capibaribe e Pesqueira).

Metade das vagas será oferecida pelo Sistema de Cotas e reservada para candidatos oriundos da rede pública de ensino. No momento da inscrição, esses candidatos é possível optar por subcotas de renda (quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio) ou etnia (negros, pardos e índios). Há também cotas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Neste caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).

As provas serão realizadas no dia 27 de novembro e terão 30 questões de múltipla escolha, no caso dos cursos técnicos, e 50 no caso dos cursos superiores. Neste último caso, os candidatos também terão que fazer uma redação. O resultado está previsto para o dia 19 de dezembro. A seleção para os cursos superiores e técnicos subsequentes com início no segundo semestre será feita via SiSU e SiSUTec, respectivamente. Ambos utilizam como critério a nota obtida no Enem.

Com informações do G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *