Governo quer nova avaliação de estudantes de medicina

medicina fotoSegundo informações da Folha o governo propôs uma nova avaliação nacional dos estudantes de medicina que iria acontecer agora no mês de agosto, mas terá um novo modelo. A mudança proposta pelo INEP sofre grandes críticas da classe médica.

A avaliação dos estudantes de medicina é uma das ações integradas ao programa Mais Médicos que prevê a abertura de mais vagas e cursos de medicina. A nova avaliação visa verificar os conhecimentos dos alunos que estão no 2º, 4º e 6º ano de medicina. A polêmica está na avaliação dos alunos do 6º ano, sendo que de acordo com o modelo anunciado pelo então ministro da educação, Aloizio Mercadante os alunos de 6º ano que não tivessem bom desempenho não poderiam pegar o diploma.

ALTERAÇÕES

Em entrevista à Folha a presidente do Inep, Maria Inês Fini diz que o modelo proposto anteriormente será revisto. Segundo ela, a nota no exame não será um critério para o aluno pegar o diploma e poder fazer residência, mas uma “referência de qualidade” e o exame não terá caráter punitivo. De acordo com a presidente a nova portaria com as alterações do exame deve ser finalizada até o final do mês de julho.

Outra alteração será na prova do Revalida, exame obrigatório para brasileiros formados em medicina no exterior, o exame de revalidação do diploma iria ocorrer na mesma data, agora não mais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *