Atualidades para o Enem – 30 anos da democracia após ditadura militar

 

O professor Leonardo fala sobre os 30 anos da democracia no Brasil após a ditadura militar.

Em 2015 o Brasil completa 30 anos da posse do primeiro presidente civil após a ditadura militar. No Enem o tema Ditadura Militar sempre aparece. A ditadura foi um regime que durou de 1964-1985.

É importante saber que a ditadura militar no Brasil acabou porque os militares decidiram acabar com ela e não pela pressão da sociedade civil. Houve uma abertura lenta e gradual, que começa com o AI- 79, com a Lei da Anistia, que deixa de perceber como crime os crimes políticos. Pessoas que tinham sido exiladas, expulsas ou mudado do país por causa da ditadura puderam voltar, mas os militares estavam pensando neles próprios serem favorecidos com a anistia, pois se quem se opôs a ditadura não eram mais criminosos, todos os crimes cometidos pelos militares como torturas e assassinatos também não precisavam pagar por seus crimes.

A emenda Dante de Oliveira aprovou a eleição direta, já que antes eram indiretas. Houve comícios com mais de 1 milhão de pessoas participando, pessoas como FHC, Lula, Brizola. Mas a emenda não foi aprovada em 1984, as eleições de 85 ainda foram indiretas, mas a pressão popular trouxe um presidente civil, Tancredo Neves foi eleito. Como ele estava muito idoso logo veio a falecer e o vice-presidente José Saney toma posse, sendo o primeiro presidente civil pós ditadura.
Curso completo:
https://www.aprovaconcursos.com.br/cursos-aprova-premium/vestibular-enem/

Arrase no Enem
http://www.arrasenoenem.com.br/
https://www.facebook.com/arraseenem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *