Dica de Mestre: El Ninõ

Olá alunos e alunas, estamos de volta!

Agora quero destacar mais um tema importante e sempre cobrado nas provas do ENEM. É sobre a questão climática que é alterada com os efeitos do El Niño.

Para você valorizar mais esse assunto, primeiro se pergunte:

Por que o clima é importante?

Vamos a uma resposta:

O clima PODE determinar desde a roupa que você usa, o valor das mercadorias no supermercado, o modelo de construção de uma casa ou um prédio, nosso comportamento para alimentação, onde nos encontramos com amigos e familiares, o esporte que praticamos, entre outros.

ESTUDE PARA O ENEM COM O ARRASE NO ENEM

Portanto afirmo, conhecer alguns desses aspectos é de fundamental importância para o aluno que quer atingir uma nota alta na prova do ENEM.

Esse tema se tornou mais relevante com novos dados publicados no dia 12/05/215 em todos os jornais importantes do mundo. Pesquisa de cientistas australianos constataram que os efeitos do El Niño serão mais intensos que o previsto anteriormente. El Niño, é o nome de um dos fenômenos mais complexos e desconhecidos da nossa atmosfera e que causa grandes mudanças no comportamento que era previsto para o clima e por consequência ele muda também a economia, portanto influencia diretamente a sua e a minha vida.

Antes de vermos a matéria jornalística devemos analisar o conceito que define tanto o El Ninõ como a La Niña, sua “irmã”.

“El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.

La Niña representa um fenômeno oceânico-atmosférico com características opostas ao EL Niño, e que caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical. Alguns dos impactos de La Niña tendem a ser opostos aos de El Niño, mas nem sempre uma região afetada pelo El Niño apresenta impactos significativos no tempo e clima devido à La Niña”.

Fonte: http://enos.cptec.inpe.br/

Lembre-se, as definições citadas acima devem ser encaradas como fontes “autênticas”. Esse procedimento é o mais comum nas questões do ENEM, idem para a matéria que destaco a seguir.

Ao ler o texto peço que marque em seu caderno de anotações principalmente os Eventos mais extremos e os locais que eles acontecem e faça também um breve resumo da definição do conceito de EL Niño. Onde ele acontece, quais os efeitos, a frequência de sua repetição entre outros dados que lhe chame a atenção. Vamos para a matéria:

Cientistas prevêem El Niño com ‘efeitos substanciais’ neste ano

Consulte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/05/150512_el_nino_intenso_rb

Consulte também para ampliar sua leitura o página: http://enos.cptec.inpe.br/

Bons estudos!

laercioLaércio de Mello, professor de Geografia e Atualidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *