Dica de mestre: Metrópoles

curitiba_250115Olá, alunos e alunas do ARRASE NO ENEM.

Um dos temas explorados no ENEM, são as cidades METRÓPOLES. Por que isso é importante? É que a maior parte da população brasileira está concentrada em poucas grandes cidades e por consequência seus problemas e virtudes estão também aí concentrados, como lixo, falta de água, transportes, entre outros. Como a prova também buscar despertar ideias nos candidatos, esse tema passou a ser muito mais relevante. Você sabe que o ENEM sempre elabora questões baseadas nas chamadas fontes “autênticas”. Sendo assim é necessário que você esteja o mais qualificado possível para fazer tais leituras dessas fontes. Pensando em um método para ajudar você a se qualificar mais ainda para essa leitura, isso indicamos dois textos para você treinar.

Um deles é:

Lei dará vida às regiões metropolitanas

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/lei-dara-vida-as-regioes-metropolitanas-ej6i9ft5gh0m48u3lhduf351q#ancora

Dica importante, busque nesse texto os conceitos de REGIÃO METROPOLITANA E DE AGROMERADO URBANO. É importante que você domine essas duas definições e as punições para os governantes que não cumprirem a regra.

O outro é:

Dilma sanciona Estatuto da Metrópole, mas veta criação de novo fundo

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/01/1574485-dilma-sanciona-estatuto-da-metropole-mas-veta-criacao-de-novo-fundo.shtml

Outra dica, busque nesse texto entender o que é: “plano de desenvolvimento urbano integrado”

Por que indiquei duas fontes sobre o mesmo tema? É para você perceber que diferentes veículos tratam a mesma ideia de forma distinta, esse exercício de percepção também é importante.

Faça outras anotações de termos desconhecidos, consulte um dicionário. Você vai ampliar e muitos seu entendimento em relação as cidades brasileiras.

Boa leitura!laercio

Laércio de Mello

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *