Cinema e Enem: Grande Hotel Budapeste

O período entre guerras, no século XX, é uma fase da História que vai do final da Primeira Guerra Mundial até o início da Segunda Guerra Mundial, ou seja, entre 1918 a 1939. Esse período é marcado por vários acontecimentos mundiais de extrema importância para entendermos como o desdobramento do século se deu. O filme Grande Hotel Budapeste, de Wes Andersen, se passa exatamente nesse período da História do mundo.

No período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.

Por se tratar de um filme bastante alegórico, vamos sugerir que você assista, mas vamos abrir a possibilidade de você fazer a tarefa com outras obras cinematográficas se assim o desejar.

Vai nosso pedido: assista a esse filme, afinal, ele foi o vencedor de 4 estatuetas no Oscar 2015!

Professora de redação Cleuza Cecato. 

Atividade

Com base na descrição do filme, é possível imaginar como o cinema pode ser uma voz dissonante em relação à narrativa de determinados períodos da história. Escreva um texto em que você:

  1. Escolha um período da história que tenha sido retratado por um filme.
  2. Analise e explique sua percepção sobre como o filme se aproxima ou se distancia da história tradicional do período.

Limite: 15 a 30 linhas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *