Matemática: a grande vilã

Você gosta de matemática? Se você gosta acredite, você não é a regra, é a exceção. Mas por que tantos alunos brasileiros não gostam da disciplina escolar? Segundo dados divulgados recentemente no Brasil, mais de 90% dos estudantes terminaram o ensino médio em 2013 sem o aprendizado adequado em matemática, segundo o movimento Todos pela Educação. Tomando por base avaliações do Ministério da Educação, o movimento concluiu que apenas 9,3% desses estudantes aprenderam o conteúdo considerado adequado para o período.

Há quem acredite que a disciplina é inútil. O que a maioria não sabe é que muitos produtos que consumimos, principalmente os mais tecnológicos são elaborados baseados na matemática, por exemplo, os carros, computadores, telefone, avião, filme de cinema. O problema é que ela fica nos bastidores e ninguém vê.

Alguns professores dizem que o problema está na forma de ensinar, um exemplo seria comparar um livro de historia da matemática para ver a diferença de como a escola ensina os conceitos e como os matemáticos criaram e investigaram suas propriedades.

O matemático britânico Timothy Gowers explica em seu livro Matemática: uma breve introdução o motivo de tantas pessoas odiarem matemática. Segundo ele, o problema está em primeiramente entender as operações simples. Se o leigo acha o algoritmo da multiplicação de números com dois dígitos uma chatice, ele precisa voltar uns passos para trás e entender o mecanismo: a propriedade distributiva da multiplicação sobre a adição.

Então, a dica é domine os conceitos básicos! E não tenha medo. A matemática não é uma vilã, pode ser sua amiga e te ajudar a desbravar o mundo! E claro, arrasar no Enem e passar no vestibular!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *