Mulheres e negros são a maioria dos inscritos no Enem 2014

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), dos 8,7 milhões de inscritos na edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 57,91% se declararam negros e 37,7%, brancos. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares, acredita que esse número se deva à Lei de Cotas e à adoção do Enem como processo seletivo para muitas instituições de ensino superior.

Também são maioria as mulheres, que representam 58,11% (ou mais de 5 milhões) dos inscritos. No que se refere à formação, a maioria (ou 4.990.025 pessoas) já concluiu o ensino médio, enquanto 1.748.588 devem terminá-lo este ano.

arrasenoenem_online_728x90

Outro destaque é o número de idosos
inscritos na prova: são 15,5 mil candidatos com 60 anos ou mais, e esse número cresce anualmente. Em 2013, foram 10,9 mil e, em 2009, 4,7 mil idosos. Muitas dessas pessoas já têm uma formação superior e buscam outros cursos.

Em relação à divisão geográfica dos inscritos, a região Sudeste tem a maior parte: são 35,27%, seguido das regiões Nordeste, com 32,99%; Sul, com 11,97%; Norte, com 10,89%, e Centro-Oeste, com 8,85%. São Paulo, que tem 15,19% dos candidatos, Minas Gerais (11,23%) e Bahia (7,63%) são os estados com maior percentual de inscritos.

A prova

O Enem será realizado em dois dias, sempre começando às 13h, no horário de Brasília. O primeiro, com quatro horas e meia de duração, terá questões de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia. No segundo dia, os participantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática, língua portuguesa, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação e língua estrangeira, além da redação.

 

One thought on “Mulheres e negros são a maioria dos inscritos no Enem 2014

  1. 8 outubro, 2014

    Reynaldo Responder

    Caio meu querido, irei expor ratieamdnpe a minha opiniao, sendo eu um profissional da area contabil, e tambem uma pessoa que assim como voce pertence ao magisterio, nessa area.Nf3s temos aqui no MA profissionais de muita competencia, profissionais que atuam de forma correta, sincera e obedecendo os procedimentos que devem ser seguidos, mas tambem temos, como em todas as profissoes muito mela mao, costumo dizer que essa parte ai sao os portadores de CRC , sao esses que se encontram no mercado e que pela pratica ilicita dos seus atos, denigrem a imagem da classe contabil, voce sabe que por um todos pagam.Nao podemos deixar de frisar tambem a questao do comportamento dos gestores municipais em relae7ao a formam como lidam com o dinheiro publico. Existem muitos profissionais que sao coniventes com todas as falcatruas, mazelas e etc, dos gestores para os quais prestam o servie7o.Caio, nos ultimos 5 anos o avane7o da tecnologia, da informatizacao foi tamanha que para os que nao acreditam ou nao acreditaram, encontram-se em situacao complicada ou delicada. Eu poderia lhe relatar aqui muitos outros pontos mas irei terminar lhe dizendo um que acredito ser muito relevante:Na Ciencia Contabil existem 6 principios importantes que nao somente os profissionais contabeis devem segui-los, ter em mente, enfim, mas gestores, empresarios e quaisquer pessoas que fazem parte ou dirigem uma entidade, que e9 o Principio da Entidade , que fala: Os socios, gestores devem saber diferenciar o que patrimonio seu particular, do que e9 patrimonio da empresa/orgaos. Nao devera haver jamais a mistura de patrimonios no universo de patrimonios existentes RES. CFC 750/93 e atualizada pela RES. CFC 1282/2010.Abraco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *